COMO SER DOADOR DE MEDULA ÓSSEA

                            

A medula óssea é um tecido gelatinoso que ocupa o interior dos ossos,sendo conhecido popularmente por
 "TUTANO". Na medula óssea sao produzidos os principais componentes do sangue: as HEMÁCIAS (GLÓBULOS VERMELHOS), LEUCÓCITOS (GLÓBULOS BRANCOS) e as PLAQUETAS.

O transplante de medula óssea é recomendado para pacientes com doenças que afetam o sangue como: LEUCEMIA,ANEMIA APLÁSTICA E LINFOMAS.

O transplante é uma substituicao da MEDULA ÓSSEA DOENTE por UMA SAUDÁVEL,com isso,o organismo do paciente transplantado passa a produzir novas células da medula óssea para o sangue.

PARA SE TORNAR UM DOADOR É PRECISO
Ter entre 18 e 55 anos de idade;
Estar em bom estado de saúde geral;
Nao ter doença infecciosa transmissível pelo sangue  (pode contaminar o paciente e gerar um problema ainda maior, seja consciente)

COMO É FEITA A DOAÇÃO

Existem duas maneiras de fazer a doação
A escolha mais adequada é a do médico,nos dois casos a medula óssea se recompõe em 15 dias.

No primeiro caso,o doador é anestesiado no centro cirúrgico,a médula óssea é retirada do interior dos ossos da bacia por meio de punções com agulhas. os doadores retornam as suas atividades habituais após uma semana.

O segundo procedimento se chama aférese.O doador toma um medicamento que faz com que  as células da medula óssea sejam levadas para a corrente sanguínea. Estas células são retiradas das veias do doador,por meio da máquina de aférese.